terça-feira, 5 de abril de 2022

Lembre de como foi a Copa Rio de 1951

Já faz 70 anos da conquista da Copa Rio de 1951!

No dia 22 de julho de 1951, o Verdão empatava com a Juventus, da Itália, para conquistar um dos maiores títulos de sua história e reconhecido pelo clube como o primeiro Mundial Interclubes da História. Relembre o que foi aquela histórica competição e seus desdobramentos.

Copa Rio de 1951, o início

O cenário do futebol nacional era de tristeza pela perda do título da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, quando se decidiu pela organização do Torneio Internacional de Clubes na temporada de 1951, competição que ficou popularmente conhecida como Copa Rio.

Com a intenção de criar um Campeonato Mundial de Clubes, a CBD, com a aprovação do então presidente da Fifa, Jules Rimet, decidiu organizar o primeiro torneio intercontinental, trazendo clubes representantes dos seis países mais bem ranqueados na Copa do Mundo de 1950, além dos vencedores dos estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Algumas equipes desistiram de jogar a competição. como Tottenham, campeão inglês, e Hibernian, campeão escocês . Por outro lado, outras já tinham compromissos naquela data, como o Atlético de Madrid, campeão espanhol, e Rapid Viena, campeão austríaco.

Mas no final, oito dos maiores clubes do mundo foram convidados para jogar a Copa Rio de 1951.

Assim, os oito clubes participantes foram divididos em dois grupos, um cujas partidas eram disputadas no Maracanã, e outro, no Pacaembu.

Equipes da Copa Rio de 1951

Grupo Rio de Janeiro

  • Vasco da Gama (campeão carioca de 1950)
  • Sporting (campeão português de 1950-51)
  • Áustria Viena (campeão austríaco de 1949-50 e terceiro colocado em 1950-51)
  • Nacional (campeão uruguaio de 1950)

Grupo São Paulo

  • Palmeiras (campeão paulista de 1950)
  • Juventus (campeão italiano de 1949-50 e terceiro colocado em 1950-51)
  • Estrela Vermelha (campeão iugoslavo de 1950-51 e vencedor da Copa da Iugoslávia de 1950)
  • Nice (campeão francês de 1950-51)

Então, os dois primeiros colocados de cada grupo, Vasco da Gama e Austria Viena, e Juventus e Palmeiras, se classificaram para as semifinais do torneio. O Verdão bateu o clube carioca e ai se classificou para a decisão, bem como a Velha Senhora derrotou os austríacos. Logo na final, com gols de Rodrigues e Liminha, os paulistas se sagraram campeões da Copa Rio de 1951.

Na época, o título foi comemorado efetivamente como uma conquista importante, sendo esse cotado como um dos maiores feitos do futebol brasileiro até o momento. A repercussão, inclusive, foi internacional, como resultado os jornais do mundo inteiro estavam trazendo notícias do torneio.

As estrelas da Copa Rio

Como resultado, o Palmeiras tinha em seu elenco jogadores como Jair Rosa Pinto, Oberdan Cattani, Waldemar Fiúme, Rodrigues, entre outros. Então o Vasco tinha em seu plantel nove atletas que disputaram a Copa de 1950 com a seleção brasileira, incluindo o goleiro Barbosa.

A Juventus da Itália era outra equipe com craques renomados como os dinamarqueses Praest, Karl Hansen e John Hansen, além do lendário atacante Boniperti, ídolo do clube e com passagens pela seleção italiana.

Por fim, o Nice tinha em seu plantel Yeso Amalfi, brasileiro que jogou pelo São Paulo, teve rápida passagem pelo Palmeiras e fez carreira fora do Brasil por clubes como Boca Juniors, Peñarol, Olympique de Marselha e Torino.

Então, acompanhe outros artigos como:

Por fim, deixe deixe nos comentários sua opinião sobre a notícia e então nos siga nas redes sociais.

The post Lembre de como foi a Copa Rio de 1951 appeared first on Loko Sport.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seleção Italiana

Seleção Italiana Seleção Italiana. Recentemente a Seleção Italiana passou por um fiasco após ser eliminada pela Macedônia e ficar fora da C...